Home > Cultura

Cultura

Espaço cultura para artistas e locais sociais da região.

Colabore enviando sua matéria, clique aqui e saiba como.

Arte no Lápis de Cor por Antonio Barboza

Antonio Barboza é nascido e criado no Recreio, sua infância e juventude foi num Recreio livre, com brincadeiras de rua, futebol nas praças, correndo atrás de pipas e surfando. Esse contato com a natureza que o bairro proporcionou acabou o levando a gostar e se apaixonar pela arte. Confira abaixo um pouco do seu perfil: 1 ) Nome e Idade? Antonio Barboza Ferraz Filho, 34 anos. 2) Como e quando começou com os desenhos? Sempre gostei de desenhar desde bem pequeno, …

Leia mais »

A história do NÉCTAR

NÉCTAR Há 27 anos promovendo arte e qualidade de vida na zona oeste carioca. No dia 8 de Agosto de 1989, surgia em Vargem Grande o “Núcleo Ecológico de Cultura e Trabalho Alternativo Rural” mais conhecido como NÉCTAR. Como o nome sugere, o Néctar é um lugar altamente alternativo, muito roots onde promove vários eventos e shows de reggae, forró, surf music e rock. Durante o dia, de 4ª a domingo, funciona o restaurante Natural, vegetariano capaz de encantar até …

Leia mais »

Exposição Praias Cariocas

Parceria com a Associação de Surfistas e Amigos da Prainha e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, numa conciliação de praia, arte e surf em harmonia com o meio ambiente. Representando praias do Rio de Janeiro de maneira surrealista, são 10 telas em tinta acrílica e em parceria com Felipe Bardy, molduras de madeira naval reutilizada, buscando uma arte sustentável. O objetivo é mostrar ludicamente o contato com a natureza e a energia positiva que as praias do Rio de Janeiro …

Leia mais »

Centro Cultural do Surfe

O Centro Cultural do Surfe (CCS) fora criado e inaugurado pela Prefeitura do Rio, junto à criação da Praça do Pontal Tim Maia, que o abriga, no ano de 2001, atendendo a uma reinvindicação de um grupo de surfistas moradores e frequentadores do local, com o propósito principal de difundir a cultura do esporte. O espaço foi inaugurado com a exposição “Museu do Surf”, acervo da evolução das pranchas e fotos do surfista Rico de Souza, e chegou a realizar …

Leia mais »

Leandro Silva

Artista autodidata, Comecei a desenhar desde muito cedo, inspirado por um amigo mais velho, que fazia um curso de desenho na época. “ Como eu não tinha condições de pagar um curso, meu amigo me ensinou técnicas de desenho”  Eu pegava os desenhos dele e copiava por cima para aprender”. O tempo foi passando e fui aprimorando ainda mais meus desenhos, usando lápis de cor, grafite, bico de pena e giz seco, faltava só a tinta –  ai  “Veio a …

Leia mais »

Museu Casa do Pontal

O Museu Casa do Pontal, situado no Rio de Janeiro, é considerado o maior e mais significativo museu de arte popular brasileira. A coleção composta por cerca de 8.000 peças foi reunida pelo francês Jacques Van de Beuque (1922-2000), responsável também pela construção do Museu, iniciada em 1976. O acervo e a edificação foram tombados em 1991 e constituem um patrimônio de interesse público. Conta com a certificação da UNESCO e recebeu diversas premiações por sua atuação, entre elas a …

Leia mais »

Surf em arte

Natureza, praia, ondas e o surfe inspiram a exposição marcada para o próximo dia 18 de agosto, domingo, com a presença da artista Ana Paula Alves de Souza. Gaúcha, radicada em Florianópolis e, agora, no Rio de Janeiro, ela retrata todo o seu amor ao mar em peças cheias de cores alegres que trazem a tona seu estilo de vida. Seja em muros, camisetas, telas ou pranchas de surf, toda a criatividade da artista será apresentada em peças ficam expostas …

Leia mais »