Home > Cultura > Museu Casa do Pontal

Museu Casa do Pontal

O Museu Casa do Pontal, situado no Rio de Janeiro, é considerado o maior e mais significativo museu de arte popular brasileira. A coleção composta por cerca de 8.000 peças foi reunida pelo francês Jacques Van de Beuque (1922-2000), responsável também pela construção do Museu, iniciada em 1976.

O acervo e a edificação foram tombados em 1991 e constituem um patrimônio de interesse público. Conta com a certificação da UNESCO e recebeu diversas premiações por sua atuação, entre elas a Ordem do Mérito Cultural, em 2005. Personalidades nacionais e internacionais consideram o museu como uma referência na cultura brasileira.

O escritor José Saramago inspirou-se na visita ao acervo para escrever o livro “A Caverna”, publicado em 2000. Em 2004, Gilberto Gil, na época Ministro da Cultura, afirmou: “O Museu Casa do Pontal é um retrato 3×4 do Brasil”. Em 2010, a instituição ganhou o Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, na categoria “Patrimônio Material”.

 

FUNCIONAMENTO

Endereço: Estrada do Pontal , n° 3295 – Recreio do Bandeirantes
Telefone: (21) 2490 3278  ou  2490 4013
Terça à domingo, das 9h30 às 17 horas

Monitoria aos sábados e domingos.

Atividades sob agendamento prévio: visita guiada para grupos, visita guiada para turistas nacionais e estrangeiros, e visita guiada-teatralizada para escolas.

Deixe seu comentário

Sobre Norberto Alcântara

Norberto Alcântara
Recreiense, Bodyboarder, Nerd.

Leia também

Arte no Lápis de Cor por Antonio Barboza

Antonio Barboza é nascido e criado no Recreio, sua infância e juventude foi num Recreio …