Home > Ecologia e Meio Ambiente > Indicação legislativa pede portais de acesso à Prainha
Foto: Gustavo Chiavegatto

Indicação legislativa pede portais de acesso à Prainha

Única praia do Rio de Janeiro com o selo Bandeira Azul, certificação internacional de respeito ao meio ambiente, a Prainha pode ter o acesso controlado. O pleito antigo de um grupo de usuários, apoiado pela Associação de Surfistas e Amigos da Prainha (Asap), ganhou força graças a uma indicação legislativa feita pelo vereador Carlo Caiado (DEM) à Secretaria municipal de Meio Ambiente. O objetivo é a criação de portões de controle de acesso ao Parque Natural Municipal da Prainha e ao Parque Natural Municipal de Grumari.

— Precisamos de um controle maior da entrada de carros e caminhões — afirma Alexandre Jacques, vice-presidente da Asap. — A ideia é que aqui seja como um parque, mesmo, como o Parque da Tijuca, que tem hora para abrir e fechar.

De acordo com ele, além de um simples controle de fluxo, que favoreceria a segurança, a construção dos portões ajudaria a evitar obras irregulares na região.

— Uma preocupação é a entrada da caminhões com material de construção durante a noite — diz Jacques.

Em sua indicação, Caiado destaca que os portais já foram aprovados pelo Conselho Consultivo dos Parques Naturais Municipais e também pelos planos de manejo das duas unidades de conservação.

Em Grumari, a sugestão é que o portão fique na Estrada de Grumari, próximo ao restaurante Point de Grumari. Já o portal de acesso à Prainha seria instalado na Avenida Estado da Guanabara, cerca de 800 metros após a entrada do condomínio Maramar.

.

Por: Fábio Teixeira | O Globo

Deixe seu comentário

Sobre Norberto Alcântara

Norberto Alcântara
Recreiense, Bodyboarder, Nerd.

Leia também

2° Abraço ao Canal das Taxas

Moradores do Recreio, através do Grupo do Recreio no Facebook (clique aqui), se organizam para …